Dr. FLÁVIO FERLIN ARBEX
PRINCIPAIS DOENÇAS TRATADAS PELO PNEUMOLOGISTA
A Pneumologia é a especialidade médica que estuda as estruturas que em conjunto realizam o nosso processo de respiração. Dessa forma, o médico pneumologista é o profissional habilitado para diagnosticar, tratar, acompanhar e orientar o tratamento de doenças ligadas ao sistema respiratório.
Como o tabagismo (hábito de fumar) provoca uma série de doenças pulmonares, o Pneumologista também está habilitado para ajudá-lo e acompanha-lo caso você decida parar de fumar.
Asma ou Bronquite
Condição em que as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, estreitas e inchadas, o que leva a tosse, falta de ar e chiado dificultando a respiração.
Tosse aguda ou crônica
A tosse é o principal mecanismo de defesa do pulmão. Serve de sinal de alerta para vários problemas respiratório. Também impede que substâncias estranhas entrem no pulmão e ajuda a eliminar a secreção.
Enfisema Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
O enfisema, ou enfisema pulmonar, é uma doença que diminui a elasticidade do pulmão e dificulta a saída do ar. Quem fuma ou já fumou e tem falta de ar, tosse (pigarro ou cigarro), já teve muitos episódios de "gripes" deve ser avaliado pelo pneumologista.
Falta de Ar ou Dispneia
A falta de ar (ou dispneia) é descrita como dificuldade em respirar, uma sensação de sufocamento. Dependendo da causa, pode ocorrer a falta de ar apenas uma vez ou recorrências que poderiam se tornar constantes.
Pneumonias
Quadro agudo de tosse, febre, falta de ar, entre outros sintomas podem ser um aviso dessa doença grave que deve ser avaliada de forma precoce, principalmente em crianças e idosos
Fibrose Cística
Transtorno hereditário com risco de vida que danifica os pulmões e o sistema digestivo.
Micoses Pulmonares
Micoses são doenças causadas por fungos e têm amplo espectro de apresentação clínica variando desde lesão superficial que acomete a camada mais externa da epiderme até infecções pulmonares graves
Doenças Pulmonares Intersticiais ou Fibrose Pulmonar
Mais raras, são um grupo de diversas doenças respiratórias que podem ser agudas ou crônicas e progressivas, caracterizada pela formação de excessivo tecido conectivo (fibrose), engrossando as paredes dos tecidos pulmonares. Recentemente, foram liberados remédios para tratar algumas dessas doenças.
Doenças auto-imunes com comprometimento pulmonar
Nas doenças autoimunes, o corpo reage equivocadamente contra os tecidos da própria pessoa como se fossem estranhos podendo acometer os pulmões.
Tuberculose
Seu principal sinal de alarme é tosse há mais de duas semanas. Doença bacteriana infecciosa. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave, porém curável.
Pneumoconioses
A pneumoconiose é uma doença ocupacional, causada pela inalação de partículas, geralmente durante o trabalho e que na dependência do agente causador pode danificar os pulmões.
Avaliação de Risco Cirúrgico Pulmonar
É uma forma de avaliação do estado clínico e condições de saúde da pessoa que irá passar por uma cirurgia, de forma que sejam identificados riscos de complicações ao longo de todo o período antes, durante e após a cirurgia.
Alergias respiratórias
As alergias respiratórias mais comuns em crianças e adolescentes são a rinite alérgica, caracterizada por entupimento nasal, coceira, espirro e sensação de nariz escorrendo, e a asma, que se manifesta com chiado no peito, tosse e falta de ar.
Apnéia Obstrutiva do Sono
Distúrbio do sono possivelmente grave no qual a respiração pode ser interrompida diversas vezes durante o sono.
O ronco é um importante sinal de alerta.
Transtornos vasculares dos pulmões/Hipertensão pulmonar
A Hipertensão pulmonar é causada por uma pressão arterial elevada nas artérias pulmonares, existem diversas causas, por isso é importante a avaliação do pneumologista.